17/11/2010

Beleza Negra na Nossa Semana da Consciência Negra !!!

Editorial de Moda:  Maria Preta

Estamos na semana da " Consciência Negra"  um momento de extrema reflexão para nós e toda a sociedade. A  Beleza Negra é impar! Mas, enfim pouco valorizada na moda. E buscando referências atuais, me deparei com o editorial da Maria Preta (marca de moda praia bahiana)  com  um belíssimo trabalho de identidade da nossa matriz africana inserido na moda praia atual. Fiquei encantada, olha a beleza destas meninas, tem charme, sedução, muita beleza e nobreza. As peças apresentada da coleção Maria Preta são autenticas, modernas e muito bem elaboradas, essa estampa felina em composê com o turbante rosa - esbanjou charme na coleção..... umas verdadeiras "deusas". A moda brasileira precisa aproveitar mais a Beleza da Mulher Negra.
Gucci marca do luxo!... e do ouro... na moda mundial





Conceitualiza que: "o que reluz é ouro" !  Com sua extensa linha de produtos bastante rebuscada em ouro ( cor e ou matéria - prima ), produtos de altíssima qualidade e muito bom gosto - " é a menina dos olhos da classe A ". Uma marca de extrema importância no mundo da moda e na economia mundial. Mas, nem tudo que reluz é ouro, pois assim como outras marcas de luxo a Gucci também sofre com a pirataria, enfim não vou entrar neste assunto negativo agora, em outro momento postarei  no blog. O  importante é  saber  que a Beleza Negra  está presente  no editorial de moda da Gucci e a nossa representante é a modelo e cantora   Rihanna

 Ela é linda !! Canta muito bem,  também é atriz além de modelo e ainda design de moda. A beleza da pele negra é cheia de tons e nuances, umas mais clara como o tom da Rihanna e outras lindas mais escuras que veremos adiante. Esse editorial é importante, porque valoriza, põe para frente a beleza da mulher negra no mundo. Poxa !! A Gucci é uma marca top " linha Premium", estampou na capa para o mundo todo ver que o "belo" também faz parte da raça negra e portanto somos também a " Beleza Negra Premium ", olha isso é chic ! Ainda incomoda - me o cabelo liso, sei que tem muitas belas meninas da raça negra que curte e mantém o cabelo liso. Particularmente eu não gosto, acho que o cabelo crespo é  uma característica da nossa raça e devemos valorizar, sem tabú  o crespo por ser muito bonito, dá pra fazer muitos penteados bacanas e diferenciados, dá um estilo no visual. 
Um outro fato que chamo a atenção para que leiam sobre a história de vida e carreira da Rihanna , uma personalidade que veio de baixo fez primeiro carreira na música com muita dedicação, veio de família simples, pais separados, foi vítima de violência doméstica, enfim situações que poderiam impedido este sucesso. 
A moda brasileira precisa olhar e ousar da beleza da mulher negra, muito blogueiros estão postando suas inquietações em relação a este fato, Talles Azevedo em seu artigo Nova Estrela questiona a ausência da beleza negra na moda brasileira. Pois é Talles e temos várias, veja:

 Fabricia Santana
É linda.... é nossa modelo brasileira! Totalmente  negra com sua linda pele escura e muito estilosa com cabelos raspado. Ousada !! ... A garota com este formato de rosto fica muito estilosa com este corte de cabelo, é modeno e feminino. Ela faz um sucesso nas passarelas, volta e meia permeia por alguns editoriais.

Emanuela de Paula
Um arraso com esse cabelo crepo e volumoso. É outra beldade, muito linda tá sempre passando por editorias e desfiles. Mais um outro lindo tom de pele negra.
Ainda tem outras tantas lindas modelos negra no blog House of Models em Homenagens a modelos negras

Ainda há divisões e poucas modelos negras nas passarelas ! Pouco se avançou.

A modelo Aline Apolinário diz: " modelos negras terão mais oportunidades..."  veja em Incentivo a modelos negros na passarela...  porque tivemos que protestar também pela passarela....

Como tudo na vida é um processo, aos poucos vão surgindo os resultados.  Parece pouco, mas são quebra de paradigmas que ocupa novas situações. O desfile que o estilista Walter Rodrigues apresentou foi deslumbrante e trouxe um novo viés para a moda, mesmo tendo a provocação como eixo desta engrenagem surtiu um grande efeito visual.

Walter Rodrigues inovou no  Fashion Rio - verão 2010/2011
Walter Rodrigues teve dificuldade para compor seu casting. Foto: Fábio Motta/AE
Roberta Pennafort - O Estado de S. Paulo
RIO - Primeiro a desfilar nesta edição Fashion Rio, o estilista Walter Rodrigues trouxe para a sua passarela apenas modelos negras. A coleção de verão 2010/2011 da marca se inspirou na África e em sua influência no Brasil, daí a escolha do estilista, que teve dificuldade para encontrar 25 modelos negras, já que é pequena a proporção em comparação com as modelos brancas nas agências.

Desfile da Neon a Beleza Negra também em evidência

Alguns editoriais de moda em referencia a Beleza Negra

Naomi Sims -  1968


Gente fico por aqui e vou postando mais informações aqui.
Um grande beijo no coração 
Maria do Carmo

2 comentários:

**Claudinha** disse...

Muito linda a matéria viu Ducarmo, um dia para marcar a luta pela igualdade racial, porque todos somos iguais , independente de raça, de religião, somos seres humanos, de carne osso e coração.Um beijo

Ducarmo disse...

É isso ai Cláudia, um grande beijo no seu coração.