18/10/2012

O que é Alienação


O QUE É ALIENAÇÃO

Imagens web
A palavra ALIENAÇÃO significa entregar a outra pessoa a propriedade de alguma coisa. Essa alienação pode ser feita de várias formas: pela compra e venda, pelo roubo, pela doação, pela dominação, pela entrega voluntária.
Mészáros, chama a alienação: “a perda de controle sobre as atividades humanas que poderíamos e deveríamos controlar”.  Esta é a alienação econômica.
Filosoficamente significa o processo da consciência pelo qual a pessoa falsifica sua relação com o mundo atribuindo-a não a si mesma, mas a outros fatores externos a si próprios. É a alienação filosófica.
Alienação intelectual quando somos incapazes de entender as coisas e dependemos do conhecimento dos outros
Psicologicamente significa afastar-se, distanciar-se, separar-se. Não fazer o que a gente quer, mas aquilo que outros querem que façamos. É entregar as outras pessoas até nossa vida. É a alienação psicológica.
Politicamente significa que as pessoas são objetos do capital e do poder político da classe dominante. É a alienação política.

Sexualmente significa a força dos nossos desejos nem sempre segundo a razão e pelo bem comum. Caso do pai de família que manteve presa a filha por 24 anos e com ela teve 7 filhos, É a alienação sexual.
Socialmente significa “a perda de controle das nossas atividades humanas que poderíamos e deveríamos controlar” (Mészáros). O sistema social é uma construção humana e deveria ser controlada pelos homens, mas está longe de nós, fora de nosso alcance. É a alienação social.
Emocional e afetivamente significa que todo nosso ser é atingido por forças superiores aos nossos desejos e nem sempre cumprimos o bem que desejamos e cumprimos o que não desejamos. É a alienação emocional afetiva. Freud falava de duas pulsões, uma de vida e outra de morte.

Omnidimensionalidade e omnilateralidade significam que nosso ser é totalmente penetrado pelas forma de alienação e que esta aparece em todas as dimensões e por todos os lados. É a alienação omnidimensional e omnilateral.

Alienação religiosa significa atribuir a qualquer ente superior, real o imaginário, os resultados de nossas ações, e dele sermos dependentes.

RESUMINDO: O QUE É ALIENAÇÃO?


  • É entregar a outros as decisões nossas e até a própria vida 
  • É nos deixarmos manipular pelos outros
  • É sermos objeto dos outros e não sujeito
  • Toda vez que fugimos da realidade nos alienamos dela
  • Tudo o que nos afasta da realidade
  • É depender dos outros
  • É delegar para outros nossas decisões
  • É deixar que outros mandem em nós
  • O pecado original consistia em entregar a vida ao poder opressor do Faraó
  • Outro pensa e decide por nós (capitalismo,TV, religião, patrão,  macumba, galinha preta, partido etc ...)
  • Jesus foi tentado: outros queriam mandar nele

Autor: Victor Souza

Nenhum comentário: