24/05/2014

Exposição “Infinite Obsession” da artista Yayoi Kusama

Acontecendo de  22 de maio a 27 de julho de 2014 - Instituto Tomie Ohtake
Foto: FFW - Yayoi Kusama e a parceria que fez com a Louis Vuitton ©Reprodução

Depois de passar por Rio de Janeiro e Brasília, a exposição “Infinite Obsession” (Obsessão Infinita), da artista japonesa Yayoi Kusama, chega a São Paulo. A mostra, uma retrospectiva do seu trabalho, abre para a visitação do público nesta quinta-feira, dia 22 de maio. Com 84 anos, a artista obcecada por bolinhas vive, por vontade própria, em uma clinica psiquiátrica em Tóquio desde 1977, onde cria e produz suas obras.
Sua obsessão, que começou como uma doença antes de se transformar em arte com apenas 10 anos de idade, rendeu-lhe várias exposições, colaborações e premiações internacionais ao longo de sua carreira. Vítima de alucinações, Yayoi se mudou para Nova York em 1957 e no cenário artístico era contemporânea de Andy Warhol. Mas os dois seguiram caminhos opostos. Enquanto o rei da pop art atraía a atenção de patrocinadores poderosos, a jovem e obcecada artista japonesa ignorava esse mercado e marchava pelos direitos civis e das mulheres
Durante o tempo que passou nos Estados Unidos, Yayoi ficou conhecida por suas performances ehappenings, como festivais de body painting, desfiles de moda e demonstrações anti-guerra, transformando o espaço público nova-iorquino em uma tela em branco. Em 1966 levou à Bienal de Veneza uma das suas performances mais famosas — Narcisus Garden —, composta por uma piscina de bolas espelhadas onde a artista mergulhava. A obra foi reproduzida no Instituto de Arte Contemporânea de Inhotim, em Minas Gerais.
Veja mais informações em FFW by Andreia Tavares

Yayoi Kusama “Infinite Obsession” @ Instituto Tomie Ohtake
De 22 de maio a 27 de julho de 2014
Rua Coropé, 88, Pinheiros, São Paulo/SP
O instituto fica aberto de terça a domingo, das 11h às 20h
Entrada gratuita

Veja  o vídeo da artista:
 

Nenhum comentário: